Vidros

Vidros Acústicos

O vidro duplo acústico é composto de dois vidros agregados entre si graças a um filme plástico. Os filmes são especialmente concebidos para reforçar o isolamento acústico, oferecem igualmente uma protecção elementar ou reforçada.

A integração de um vidro acústico num caixilho de boa qualidade permite atingir em fachada, um isolamento de 35 a 40 dB (em função das composições).

Vidros Segurança

O termo segurança pode fazer referência a conceitos muito diferentes. Actualmente, graças ás normas europeias, estes conceitos encontram-se claramente diferenciados, distribuindo-se pelas seguintes classificações:

Segurança de uso

Refere-se à resistência de um vidro frente ao impacto de um corpo mole (uma pessoa), a sua forma de ruptura e a possibilidade de produzir cortes de gravidade. Este tipo de conceito pode associar-se á definição que até hoje conhecíamos como ‘segurança física’, isto é, os danos que pode ocasionar numa pessoa que tem um impacto imprevisto no vidro.

Anti-agressão

A segurança anti-agressão refere-se à protecão frente aos ataques intencionados, como agressões com lançamento de objectos ou pessoas, roubos, etc. Os vidros anti-agressão podem partir-se ao sofrer um ataque, mas permanecem no seu alojamento, actuando como retardadores e impedindo a passagem através deles.

Anti-bala

Este tipo de segurança oferece proteção contra ataques realizados com armas de fogo, podendo tratar-se de um ou vários projécteis de diferentes armas (pistola, revolver, espingardas) e calibres.
Estos vidros, tal como os vidros anti-agressão, fracturam-se ao exercer a sua acção de proteção, travando o projéctil ao absorver a sua energia no acto da fractura e da deformação do próprio vidro.

Anti-explosão

Este conceito refere-se aos vidros resistentes á pressão de uma explosão, resistindo ao choque da onda expansiva e protegendo as pessoas de possíveis danos pessoais.
Os vidros anti-explosão partem-se e deformam-se absorvendo assim a energia gerada durante a explosão.
É necessário estabelecer diferentes níveis de proteção, uma vez que a intensidade das explosões é diferente segundo cada caso.

Vidros Térmicos

Os vidros Control Solar baixo emissivo, são vidros duplos de baixa emissividade de última geraçã. A Baixa Emissividade é uma barreira que reduz consideravelmente a Transmissão Energética.
??Este tipo de vidro de baixa emissão, é o resultado de uma produção de alta tecnologia. Nestes vidros depositam-se sucessivamente várias capas metálicas com alto teor em prata e o resultado é um vidro transparente e incolor como o vidro “float” original.

A espessura destas capas é de milionésimas de milímetro. Um vidro ao qual se aplica uma única capa de prata desta espessura não seria transparente. Para uma correcta aplicacão das capas metálicas, os vidros tiveram de ser lavados e secados de maneira automática.
Depois passam por várias câmaras de alto vazio, onde se aplica as diferentes capas segundo o método de pulverização catódica. Este processo é mais conhecido pelo nome de “Sputtern”.??

O campo magnético aplicado para melhorar a qualidade das capas aplicadas atribuíram-lhe o nome de “Processo Magnetron”.??

Ao finalizar este processo, os vidros com capas metálicas empilham-se e preparam-se para transporte.? Devem estar embalados e armazenados de maneira a que a prata, material muito sensível, não possa reagir com a humidade ambiental.